sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Sulatron Records: os novos lançamentos!

A Sulatron Records é uma das minhas editoras de referência. Este lar que serve de acolhimento ao melhor Krautrock, Space e Psychedelia conta com bandas como Electric Moon, Krautzone, Sun Dial, Giobia, Seven That Spells, Zone Six e Sula Bassana. E foi da sua residência na Alemanha que me chegou um punhado de discos promocionais de álbuns reeditados e outros que só serão lançados oficialmente (e pela primeira vez) em 2016.



Quem segue regularmente o meu blogue está familiarizado com os elogios dedicados a Electric Moon. Este power-trio germânico representa uma das minhas bandas favoritas, e tê-lo vivenciado ao vivo no Reverence Valada (review aqui) marcara-me profundamente. “Flaming Lake” é um dos seus registos mais queridos e consequentemente um dos mais procurados da banda. Lançado em 2011 este álbum gravado ao vivo depressa esgotou (principalmente em formato de CD), o que estimulou a Sulatron Records a lançá-lo novamente em formato de CD e LP. No próximo dia 03 de Dezembro de 2015 ele sairá à rua. “Flaming Lake” representa uma admirável odisseia pelas entranhas do Cosmos. São 76 minutos (divididos em 4 temas) de constante hipnose. Esta delirante infusão de Psych/Space e Krautrock na nossa consciência tem efeitos irremediavelmente redentores, expulsando-a do corpo que a sustenta e catapultando-a para uma penetrante e deslumbrante viagem pelos horizontes cósmicos que se renovam infinitamente. Sintam esta pesada e doce sedação promovida por uma guitarra bocejante que se distende com os seus solos alucinantes, por um baixo contemplativo de linhas robustas, e uma bateria tantalizante que nos ameniza. “Flaming Lake” é um portal para o imenso oceano cósmico que banha as praias da nossa consciência. 




Sula Bassana é muito provavelmente o músico mais fértil do Krautrock. A sua carreira a solo conta já com o nascimento de 18 registos no curto espaço de 13 anos, o que faz dele uma referência incontornável a todos os amantes do género. “Shipwrecked” é o nome do seu novo trabalho que apenas será lançado no dia 12 de Fevereiro de 2016 via Sulatron Records (nos formatos de CD e LP) e sobre o qual me debruçarei de seguida. Este solitário astronauta ao serviço do Krautrock apresenta-nos em “Shipwrecked” uma anestésica e relaxante digressão pela vastidão cósmica. A sua sonoridade imensamente contemplativa oferece-nos uma fascinante e sedutora viagem pelos mais ataráxicos estádios da mente. A encantadora e enigmática atmosfera de “Shipwrecked” envolve-nos num abraço lenitivo que nos esmorece e petrifica. É demasiado fácil recostarmo-nos, selarmos as pálpebras e sentirmos esta imensa indução morfínica que nos levará ao lado eclipsado da consciência. Este disco tem o dom de nos impulsionar pelas mais distantes rugas de um Cosmos envelhecido. Chego ao final deste disco completamente entorpecido pelas narcotizantes poeiras estelares que habitam “Shipwrecked”. Este é sem dúvida um dos mais estimulantes discos de Krautrock que me recordo de experienciar. Uma verdadeira ode à placidez.




Sun Dial é uma das bandas mais notórias do panorama Psych / Acid Rock / Space Rock. Formada em 1990 pelo multi-instrumentista Gary Ramon, a banda inglesa de instrumentos batizados pela aragem cósmica foi produzindo inúmeros trabalhos ao longo da sua existência. O seu último disco chama-se “Mind Control” e foi lançado em 2012. A Sulatron Records decidiu então desenterrar do esquecimento esta verdadeira obra-prima e reeditá-la em CD (com o seu lançamento oficial agendado para o dia 03 de Dezembro de 2015). A sua atmosfera extraordinariamente onírica e visceral é motivada pela guitarra elegante e provocante de Gary Ramon que se passeia harmoniosamente pela verticalidade de “Mind Control”, aliada ao baixo pulsante e murmurante que a sombreia, ao mellotron de flutuação extravagante, ao violino penetrante e à estimulante bateria que pauta o ritmo de toda esta epopeia astral. “Mind Control” é uma redentora experiencia que nos faz transcender os céus estratosféricos rumo à infinidade espacial. Sintam-se dissolver ao som de Sun Dial e testemunhem uma das mais impressionantes divagações espirituais das vossas vidas.

Links:
Facebook

Sem comentários: