sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Astrodome | "Astrodome" (2015)

Quando tropecei pela primeira vez em Astrodome (algures em 2014 pelo universo do youtube) foi-me demasiado fácil atracar toda a atenção no seu Heavy Psych psicotrópico e testemunhar a dilatação das pupilas como resposta a toda aquela admirável odisseia sem travões. Lembro-me que em 2008, quando vi ao vivo o então desconhecido power-trio Black Bombaim abrir para Brant Bjork, os sintomas foram os mesmos. E portanto prevejo, sem qualquer reserva, que também os Astrodome consigam edificar um futuro tão fértil quão é o agora presente da banda barcelense. 
 
Se depois de digerido o seu demo não restava em mim qualquer dúvida em relação à enorme veia criativa da banda, a tão esperada chegada do seu primeiro álbum de estúdio fez com que Astrodome ascende-se aos mais altos campos da minha consideração. Gravado nos estúdios da Heartzcontrol e que será oficialmente lançado no próximo dia 8 de Novembro pela companhia discográfica Ya Ya Yeah, este estreante álbum homónimo do quarteto natural da cidade do Porto encerra uma penetrante e efusiva injecção de Heavy Psych aliada à robustez e densidade do Doom Metal. “Astrodome” pendula entre paisagens sonoras tranquilizantes e meditativas que nos massajam o cérebro, e autoestradas sonoras alucinantes e impulsivas que nos euforizam desmedidamente. As duas guitarras transcendem-se numa dança orgíaca de onde são desprendidos electrizantes e vertiginosos solos capazes de nos catapultar tão para lá da estratosfera consciencial, e riffs monolíticos e ressonantes que se agigantam e varrem tudo no seu caminho. O baixo de respiração oscilante é soberbamente conduzido numa hipnótica, fascinante e criativa estrada de curvas e contracurvas. A bateria cavalgante explode numa admirável e estonteante performance capaz de acelerar a tensão arterial dos riffs e consequentemente estimular o nosso ritmo cardíaco. “Astrodome” provoca em nós uma inolvidável odisseia movida pela sua sonoridade visceral que obriga a nossa consciência ao abandono corporal e consecutiva ascensão às costuras delimitativas do Cosmos narcotizante. Respirem esta verdadeira poeira estelar e vagueiem pela extasiante imensidão deste sonho lúcido chamado Astrodome.

Este é uma das grandes surpresas musicais do ano. Um álbum de audição obrigatória a todos os astronautas que se prezem e ambicionem aventurar-se para lá do lado eclipsado da Lua.   

Sem comentários: